Pode ser que depois de algum tempo desempenhando a mesma função o profissional se sinta de certa forma desmotivado. Apesar de não ser uma situação incomum, é preciso evitá-­la, pois ela pode te privar do crescimento que você poderia obter se estivesse motivado.

Para sentir vontade de evoluir, você deve se encaixar numa função que te agrade. Se você estiver fazendo algo que não gosta, a vontade de sair sempre vai ser maior e não deixará espaço para a ambição do crescimento. Se você fizer o que gosta, a chance de você se superar é enorme e os resultados virão.

Uma maneira de querer sempre mais e enxergar possibilidades de crescimento dentro da empresa é olhar criticamente para o seu desempenho. É preciso garantir que seu trabalho seja diferenciado, que faça diferença para a equipe para que assim você seja indispensável.

Um ponto essencial para obter destaque no seu cargo é inovar. Fazer tudo da mesma maneira sempre vai gerar a mesma expectativa em todos ao redor. Mas se você apresentar ideias surpreendentes, vai chamar a atenção para o seu trabalho diferenciado e assim pode ganhar muito mais respeito e admiração da sua equipe.

A inovação vem junto com a autoconfiança e isso você vai adquirindo com análises sobre o seu trabalho. Não hesite em perguntar sobre seus últimos feitos. Chefes e colegas podem ajudar muito nisso. Assim você valoriza o que fez de positivo e tem a chance de reconhecer e corrigir os pontos negativos para buscar cada vez mais sucesso.

Por Maria Rinaldi