Foto de um homem em dúvida
Entenda a diferença entre trabalho e emprego

De maneira rotineira, é bastante frequente que os termos trabalho e emprego sejam usados intercambiavelmente, como se fossem sinônimos. No dia a dia, usamos os dois para definir uma atividade realizada em troca de remuneração financeira, mas na realidade, as duas palavras possuem significados bastante distintos.

Qual é, então, a diferença entre trabalho e emprego?

Sendo então que essas palavras possuem significados diferentes, é importante que você os conheça e entenda para que possa definir o que se aplica melhor à sua situação e seus objetivos.

Pode ser difícil para muitos, sem pesquisar a fundo algumas áreas do conhecimento, fazer tal distinção entre os termos trabalho e emprego.

Isso acontece porque, pra maioria das pessoas, passamos a vida toda usando as duas palavras para falar da mesma coisa: aquilo que fazemos todos os dias como nosso ganha-pão.

Por isso, aqui vamos destrinchar a diferença exata entre trabalho e emprego, de maneira a facilitar que você enquadre suas atividades em trabalho ou emprego.

Trabalho

A palavra trabalho, ao contrário do que imaginamos, não se refere necessariamente ao ofício que desempenhamos todos os dias. Trabalho é, na verdade, a atividade exercida com um objetivo que não o ganho financeiro: um ideal ou meta daquele que trabalha.

O trabalho pode ser remunerado, sim, mas sua principal motivação não se trata do lucro, e sim de algum objetivo pessoal que engrandeça o trabalhador ou lhe forneça satisfação pessoal.

Alguns exemplos muito emblemáticos de trabalho são, nomeadamente, os casos de Steve Jobs, Bill Gates, Elon Musk, e outros cujo trabalho, apesar de alcançar grande realização financeira, é motivado acima de tudo por causas e objetivos engrandecedores.

Não é preciso buscar essas referências de trabalho no exterior, no entanto. Aqui mesmo, no Brasil, existem muitos outros exemplos clássicos de homens cuja atividade profissional é um trabalho, e não apenas um emprego.

Grandes empreendedores como Silvio Santos e Jorge Paulo Lemann são nomes fortes que ilustram bem o uso correto da palavra trabalho, mas mesmo no dia a dia de todos nós há inúmeros exemplos de pessoas assim. Você certamente conhece alguém que já fez trabalho voluntário, não é mesmo?

Emprego

Já quanto ao termo emprego, seu uso é justamente àquele que damos no dia a dia, ao contrário de trabalho. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra emprego significa “trabalho ou ocupação que se realiza em troca de remuneração”.

Ou seja, a ocupação à qual nos submetemos diariamente, numa relação de poder entre empregado e empregador, cujo objetivo principal é o lucro financeiro, se distancia da definição discutida de trabalho, e se trata na verdade de um emprego.

Você tem um trabalho ou um emprego?

Como dissemos no começo do artigo, é muito importante que você compreenda bem a diferença entre trabalho e emprego. Citando a famosa frase do sociólogo alemão Max Weber, “o trabalho enobrece o homem”.

Dessa forma, se você trabalha com o objetivo único de pagar suas contas e acumular dinheiro, ou seja, se você tem apenas um emprego, é muito mais provável que sua carreira seja infeliz e desmotivadora.

Em contrapartida, se você trabalha com objetivos e metas de realização pessoal, você tem uma carreira mais saudável e provavelmente permanecerá motivado ao longo dela.

Quais são seus objetivos? Você gostaria de deixar algum legado?

Afinal, você tem um trabalho ou um emprego?