Ilustração de um homem feliz subindo um gráfico
Você sabe o que é empregabilidade?

Queira você esteja buscando aperfeiçoamento profissional ou até mesmo em busca de emprego, é crucial que você entenda o conceito de empregabilidade.

Independente do cargo que o trabalhador ocupe, o emprego emana da empresa, e não dele. A empregabilidade, pelo contrário, por se tratar de um conjunto de características do indivíduo, é sua propriedade, e não pode ser tomada.

Por isso, vamos explicar aqui tanto o que é a empregabilidade e o porquê de sua importância.

O que é empregabilidade?

Segundo o dicionário Michaelis, empregabilidade é a “qualidade ou característica do que ou de quem é empregável; possibilidade de emprego”. O próprio significado da palavra diz muito por si só, mas a noção de empregabilidade vai muito além disso. Podemos entender empregabilidade como, simultaneamente, a capacidade de conseguir emprego e, além disso, de manter seu emprego.

Qual a importância da empregabilidade?

Num mercado cada vez mais competitivo, conseguir e manter um emprego se prova, nos dias de hoje, uma tarefa mais e mais difícil. Por isso, entender exatamente quais são as características que definem aqueles que têm exito nesse cenário pode ser a diferença que você busca para se destacar em meio à concorrência.

Além disso, é cada vez mais incomum que um mesmo trabalhador ocupe um mesmo cargo por períodos muito longos. Dessa forma, conhecer o conceito de empregabilidade e os fatores que a influenciam pode ser muito útil na tomada de decisões sobre a sua carreira.

Mas quais fatores afetam a empregabilidade?

De maneira simples, podemos dizer que há três bases principais sobre as quais se desenvolve a empregabilidade. Elas são:

  • Competências: Qualidades individuais como proatividade, responsabilidade, motivação e ética;
  • Conhecimento: Know-how referente à área de atuação do trabalhador, sempre buscando se atualizar através de cursos, palestras, congressos e outras formas de aprimoramento profissional;
  • Relacionamentos: O cultivo de uma rede saudável e despretensiosa de contatos dentro e fora da empresa, de forma a gerar oportunidades de forma natural.

Ainda assim, podemos ir um pouco mais a fundo no que diz respeito à empregabilidade.

Os seis pilares da empregabilidade

De acordo com o autor José Augusto Minarelli, a empregabilidade se sustenta em seis pilares que conferem ao trabalhador a capacidade de gerar trabalho e renda. Eles são:

  1. Adequação vocacional, composta tanto pela aptidão quanto pelo gosto que o profissional tem por sua área;
  2. Competência profissional, ou a capacidade de se manter em dia com as mudança se atualizações da área de atuação do profissional;
  3. Ética, ou a idoneidade no comportamento do profissional: sua honestidade, respeito, princípios e valores;
  4. Reserva financeira, possuir uma reserva financeira não só protege o trabalhador em tempos de instabilidade, como também permite que ele faça escolhas sensatas quanto à sua carreira com maior paciência;
  5. Relacionamentos, segundo Minarelli, são (quando orgânicos e naturais) a única maneira de relacionamento capaz de gerar verdadeiras oportunidades de trabalho. Uma boa rede de networking, como citado anteriormente, é imprescindível para alcançar uma boa empregabilidade.

Mas como você pode mensurar sua empregabilidade ?

Se você se interessa em garantir o melhor aproveitamento da empregabilidade em benefício da sua carreira, é possível, ao navegar pela internet, encontrar vários testes que avaliam sua empregabilidade.

Respondendo algumas poucas perguntas simples, com apenas sim ou não, você pode compreender melhor seu perfil de empregabilidade, e assim aplicar esse conhecimento em seu favor.